Por que sua marca deve usar o marketing ao ar livre?

Como muitas outras indústrias e nichos, o mercado de compras de luxo está se tornando cada vez mais focado nas oportunidades de marketing da OOH. Há indiscutivelmente uma boa razão para isso, com o crescimento das vendas on-line para vestuário de luxo feminino só pensado para ter atingido o pico de 28% no Brasil  no ano passado .

Isso faz parte de uma tendência global mais ampla, mas embora seja fácil para as marcas de luxo evitar campanhas de marketing off-line em favor dos canais digitais, isso é extremamente contra-intuitivo e pode ter um impacto negativo nas vendas.

Na verdade, os canais de publicidade ao ar livre oferecem um enorme valor para as marcas de luxo, especialmente quando são usadas como parte de uma campanha de marketing integrada. Abaixo, perguntaremos por que esse é o caso e consideremos os benefícios da publicidade fora de casa (OOH) para marcas de luxo.

Por que as marcas de luxo devem usar o marketing ao ar livre?

A publicidade ao ar livre certamente representa negócios crescentes no Brasil, com a eMarketer estimando que os gastos nacionais aumentaram 4,8% em média em 2017.

Os canais de mídia OOH tradicionais e digitais podem agregar valor às campanhas de marketing de luxo, principalmente porque permitem que as marcas façam declarações grandes e ousadas.

Isso é particularmente verdadeiro no caso de outdoors de 48 e 96 folhas, que são maiores que a vida útil e permitem que as marcas promovam suas mensagens de maneira vívida e de uma maneira que capture a imaginação dos clientes.

Para entender isso ainda mais, vamos dar uma olhada em uma campanha ambiciosa da Corona, lançada no verão passado no Reino Unido. Isso fez com que a marca fizesse uma declaração ousada e impactante sobre a poluição global, incentivando os transeuntes a descartar sua própria ninhada no local da instalação.

Este anúncio grande, colorido e de alta resolução foi erguido na Old Street, em Londres, enquanto aproveitou ao máximo a tela, apresentando o ator Chris Hemsworth surfando em uma onda de plástico coletada no Reino Unido.

O uso arrojado de imagens certamente fez uma declaração concisa e importante na mente dos clientes, ao mesmo tempo em que despertou a consciência da marca e cultivou uma sensação de sentimento positivo aos olhos dos clientes.

Ao mesmo tempo, o uso sutil de cores e cenários se alinhou de forma holística à identidade visual da marca, que muitas vezes apresenta praias e imagens ambiciosas para sustentar suas campanhas publicitárias.

O anúncio também gerou conversas significativas no Twitter, destacando o impacto da mensagem e a importância de integrar canais de marketing on e off-line.

Embora essa campanha tenha sido excepcionalmente bem trabalhada e gerenciada, tudo começou com o uso de uma tela grande e bem colocada. Isso se presta naturalmente à publicação de grandes declarações, que repercutem nos clientes e geram mais interação da marca.

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